Postado em 17 de Agosto de 2016 às 10:22
Vacinação contra o vírus HPV está disponível em todas as UBS
Meninas de nove a 13 anos e mulheres que vivem com HIV devem se vacinar

A Prefeitura de Corrente, através da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento, disponibiliza nas Unidades de Saúde da Família (USFs) a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que previne o câncer de colo de útero. A vacina está incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 9 a 13 anos que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, devem ser imunizadas com duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.