Postado em 16 de Maio de 2017 às 08:07
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município bate recorde em assiduidade
2017

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. O público-alvo são crianças, adolescentes, adulto jovens e idosos.

Hoje o centro conta com mais de 150 participantes jovens. O sucesso se dá pela inovação em relação ao espaço estruturado para este fim, novos facilitadores e orientadores, que atuam desenvolvendo uma dinâmica atrativa a este público, tais como: capoeira, canto, dança, palestras motivacionais, dentre outras.

Em relação aos idosos, o trabalho visa melhorar a qualidade de vida, atuando em todos os aspectos, como: lazer, ocupação e atividade física. “Teremos além de trabalhos artesanais, musicoterapia, aulas de dança, hidroginástica, exercícios de alongamento e terapia psicológica em grupo, com profissionais especializados na área”, diz a secretária. E para aumentar a frequência dos idosos, além do transporte oferecido aos jovens, a Prefeitura disponibilizou transporte também para os idosos, possibilitando a participação daqueles cujas famílias não possuem carro próprio. " Na gestão anterior, aquele que morava distante e não tinha carro próprio para chegar até a casa onde funcionava o centro, ficava de fora e, aos que participavam, o programa não abrangia todas as áreas de interesse", afirma a Secretaria.

Na manhã do dia 4, o  prefeito Murilo foi conferir  de perto o desenvolvimento deste novo projeto de atuação e, aproveitou para tomar  o café da manhã com os idosos do SCFV, onde procurou ouvir cada um, tanto no que diz respeito às suas satisfações, como às suas reivindicações. O Prefeito afirmou que a sua visita será frequente ao SCFV.  “Estar mais próximo do povo e ouvir de perto as suas reivindicações, auxilia qualquer gestor a direcionar melhor os recursos”, falou o Prefeito à equipe de reportagem.

Ainda segundo a Secretária Ianê Mascarenhas Ribeiro, esta nova forma de atuação vem ganhado um grande destaque na cidade e atraindo a cada dia mais os jovens.  “O que mais nos chama a atenção é o crescente numero de assiduidade dos nossos alunos, algo inédito neste projeto, isso mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um trabalho de qualidade tanto em relação ao espaço físico como em relação aos profissionais que compõem nossa equipe” explicou a secretária.

Na gestão anterior, o trabalho realizado com os jovens era feito em salas de aulas pequenas disponibilizadas pelas escolas municipais dos bairros que, além de não favorecer maior interação entre os jovens de bairros diferentes, não oferecia todos os trabalhos voltados aos interesses deste público. “ Não queremos cometer o mesmo erro da gestão anterior, que fez apenas um “faz de conta” e não atraiu estes jovens,  sendo a frequência baixíssima, por isso não mediremos esforços para oferecer o melhor, numa cidade onde não temos muitos atrativos”, afirmou a secretária.

O centro está funcionando na sede da AABB da cidade, um espaço onde conta com grandes salões, quadra de esportes e piscina. A Secretária afirma que, apesar do centro estar funcionando em um clube, lá foi criado um espaço aconchegante onde o idoso está se sentindo em casa.