Postado em 30 de Maio de 2017 às 19:42
IV Seminário Municipal de Educação PNAIC acontece em Corrente
PNAIC

Na manhã desta última quinta-feira(25) a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura promoveu o IV Seminário Municipal de Educação- PNAIC. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí(IFPI), Campus Corrente e contou com a presença do Prefeito Municipal Murilo Mascarenhas, da Primeira Dama Andreia Mascarenhas, do Secretário de Educação Jocilé Lobato, da Coordenadora local do PNAIC Andreia Menuzzi toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura.
A programação contou com palestras dos Professores Doutores, Damião Cosme, Barbara Maria e Antônia Edna, além das falas do prefeito e do secretário de Educação e da Superintendente de Ensino. Segundo o prefeito, eventos como este servem para reforçar o compromisso firmado entre a gestão municipal e a busca por uma educação de qualidade. “A educação é a base do nosso governo, e não vou medir esforços para que nossas crianças recebam um ensino de qualidade, e que nossos professores trabalhem em boas condições e acima de tudo sejam valorizados” Frisou o prefeito.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
O secretário de Educação, Esportes e Cultura Jocilé Lobato, falou aos professores sobre a importância deste projeto. “Educar na idade certa é uma das minhas prioridades como secretário. Fortalecer a base para que o aluno avance é um dos nossos objetivos. Para tanto, estamos imbuídos no fazer diário, rompendo as barreiras, vencendo os obstáculos no sentido de ampliarmos o crescimento da educação em nosso município. Clamo aos mais ilustres personagens nesse processo, clamo aos nossos professores que caminhemos juntos, lutando pelo ideal de uma educação sólida, porque a que ora temos não nos serve. Acreditamos no potencial dos professores de Corrente, e é com base nesse potencial e compromisso que cremos que vivenciaremos uma base educacional que nos dará orgulho." frisou o secretário.