Postado em 9 de Março de 2017 às 09:06
Corrente sediará encontro do Comitê da Bacia do Rio Gurgueia
Bacia

No Dia Mundial da Água, 22 de março, os representantes dos 33 munícipios que formam a bacia do rio Gurgueia estarão reunidos no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Corrente, a partir das 14h, para debater junto com representares da sociedade civil e dos governos estadual e federal a degradação do rio Gurguéia e seus afluentes.

O encontro irá debater, também, a necessidade de uma maior articulação e parceria entre as três esferas de poder (municipal, estadual e federal), a efetiva aplicação das leis ambientas de recursos hídricos com a punição dos infratores e a ampla divulgação, com campanhas educativas, da necessidade de preservação da bacia na mídia e redes sociais.

Este encontro tem o diferencial por ser realizado em Corrente, onde nascem os primeiros afluentes do Rio Gurguéia. “Temos que enfrentar os problemas em sua origem, por isso, propusemos realizar este encontro em Corrente”, relatou o vice-prefeito, Dionizio Rodrigues Nogueira Junior.

Estarão presentes na audiência representantes de órgãos vinculados as questões ambientais da União e do governo do Estado, das câmaras de vereadores dos municípios da região do Gurgueia, sindicatos, universidades e escolas, ministério público federal e estadual, representantes da OAB e entidades ambientais.

O evento será aberto a comunidade que poderá se manifestar apresentando propostas e experiências ambientais bem sucedidas.