Postado em 18 de Outubro de 2018 às 11:28
CAPS de Corrente realiza evento alusivo ao setembro amarelo
CORRENTE

A Prefeitura municipal de Corrente, por meio da Secretaria de Saúde e saneamento através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em comemoração ao Setembro Amarelo, realizou nesta última sexta-feira(28) um trabalho de conscientização e prevenção contra o suicídio através de palestras voltadas a  adolescentes, pais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

No Brasil, o suicídio é a terceira maior causa de morte entre homens jovens, de 15 a 29 anos, perdendo somente para a violência e acidentes de trânsito. Entre as mulheres, na mesma faixa etária, é a oitava causa de mortes. Em números absolutos, o país está em oitavo lugar no ranking do suicídio, abrangendo todas as faixas etárias, sendo o Rio Grande do Sul o estado que registra o mais alto índice de pessoas que tiram a própria vida.