Postado em 25 de Agosto de 2017 às 22:01
A Secretaria Municipal de Saúde promove evento com o tema "A vigilância no dia a dia do cidadão"
Saúde

Na manhã desta sexta-feira(25) Técnicos da Vigilância Sanitária estiveram, na casa da cultura no centro de Corrente, expondo amostras de trabalhos e orientando a população sobre a importância da vigilância sanitária para prevenção da saúde do cidadão. Com a exposição “Vigilância Sanitária do nosso dia a dia”, o órgão mostra o quanto essas ações integram o dia a dia da população, que, muitas vezes, não percebe.

A agente de Controle do Estabelecimento de Saúde, Romênia Guedes, reforça a importância dessas atividades junto à comunidade. “O objetivo é trazer à população a importância da Vigilância Sanitária no dia a dia, que vão de cuidados básicos em casa, até a produção final de alimentos nos estabelecimentos comerciais”, disse Romênia. 

Durante toda a manhã, os técnicos vão tirar dúvidas e orientar os cidadãos. “Muitos consumidores não sabem dos direitos que têm em relação a estabelecimentos que vendem alimentos como, por exemplo, entrar na cozinha de restaurantes para ver como está a higiene no momento do preparo da refeição. É sobre isso e outros trabalhos da Vigilância Sanitária que estaremos repassando na exposição”, explica Romênia.

“Queremos trazer o conhecimento da Vigilância Sanitária para dentro da casa das pessoas, e nada melhor que as crianças para orientar os familiares, sobre os cuidados essenciais com a manipulação de alimentos”, lembra a gerente.

A Vigilância Sanitária atua desde os medicamentos, drogarias e farmácias de manipulação. Nos produtos usados em casa, os saneantes, desinfetantes, detergentes, inseticidas e cosméticos. Nos serviços, a Vigilância atua ainda nos salões de beleza, academias, na área de serviços de saúde, clínicas, hospitais, consultórios odontológicos e de rádio diagnóstico.

Com as amostras, espera-se que a população tenha um olhar mais apurado sobre produtos e serviços que passam por um controle de qualidade, segurança, eficácia e efetividade para as boas práticas sanitárias, tanto na área de alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, como também na área hospitalar. 

 

 


ULTIMAS NOTÍCIAS